As demandas por acessibilidade e inclusão nas políticas públicas de saúde são constantes. Por esse motivo, a Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência (CIASPD), que compõe o Conselho Nacional de Saúde (CNS), vai realizar o “Seminário de Saúde da Pessoa com Deficiência – Garantia de Assistência Integrada”. O evento vai acontecer dia 4 de dezembro, reunindo cerca de 100 participantes de várias partes do país.
O seminário é mais um dos eventos preparatórios para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), que será realizada de 4 a 7 de agosto de 2019, também na capital federal, reunindo mais de 10 mil pessoas que vão deliberar sobre as políticas públicas de saúde no Brasil.
O seminário que discutirá assistência integrada acontecerá em auditório acessível, com presença de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo do evento preparatório é colher propostas que vão subsidiar os debates na área durante a 16ª Conferência. Devem participar ativistas da pauta, de todo o Brasil. A metodologia de inscrição e a programação serão divulgadas em breve, nas redes do CNS.
Sobre a 16ª Conferência
O tema da conferência será “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Esse é o maior evento de participação social do Brasil, que seleciona delegadas e delegados, de forma democrática, em todo o país, para definirem as políticas públicas de saúde que deverão ser executadas nos próximos anos.
Atuação do CNS diante da pauta
A CIASPD é composta por representantes de ministérios e especialistas nas áreas de deficiência sensorial, física e mental. Seu objetivo é assessorar conselheiros e conselheiras na articulação e formulação de estratégias e políticas voltadas à ampliação do acesso e melhoria da qualidade dos serviços de saúde destinados às pessoas com deficiência.
O esforço visa garantir a acessibilidade aos serviços de saúde e a incorporação de insumos, tecnologias e práticas de cuidado integral desta população. A comissão também atua no monitoramento da execução e no controle das políticas municipais e estaduais de saúde, com objetivo de acompanhar as ações de promoção, prevenção e reabilitação de acordo com a Política Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência.
Mais informações:
O quê: Seminário de Saúde da Pessoa com Deficiência – Garantia de Assistência Integrada
Quando: Dias 4 de dezembro de 2018 a partir de 9h.
Onde: Ministerio da Saude, Bloco G, Ed. Sede, Auditório Emílio Ribas – Brasília – DF
Contato: 61 3315-2150 | 3315-3821
#PraCegoVer – na imagem, um recorte de uma foto onde aparece um homem sentado em uma cadeira de rodas.
Fonte: Conselho Nacional de Saúde