Diversas ações e projetos do Conselho Nacional de Saúde (CNS) são possíveis por meio da parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), instituição internacional ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Na tarde da última quinta (17/01), representantes da mesa diretora do CNS estiveram juntos aos representantes da organização, reafirmando a parceria para a realização das ações de fortalecimento da participação social e do Sistema Único de Saúde (SUS) no decorrer de 2019, em especial a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8).
Fernando Pigatto, presidente do CNS, destacou a “importância da continuidade da parceria, aprimorando a relação e fortalecendo o controle social no Brasil”. O mesmo foi enfatizado por Neilton Araújo, conselheiro representante do Ministério da Saúde. “Essa parceria é necessária para que continuemos nossa programação, sempre com compromisso e transparência”, afirmou.
A conselheira Elaine Pelaez, representante do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), frisou que o espaço do conselho é para diálogo e proposições fundamentais para a democracia e desenvolvimento de políticas. “Nossa contribuição é propositiva e consistente. Historicamente, temos uma boa relação com os gestores. A relação com a Opas garante a força que o CNS tem”, afirmou.
Socorro Gross Galiano, representante da Opas no Brasil, garantiu que a parceria com Ministério e Conselho Nacional de Saúde irá continuar. “Somos parceiros de vocês, procurando sempre os melhores resultados e eficiência”, disse. Durante a reunião, ficou definido que a Opas também deve contribuir com a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), maior evento participação social do país, organizado pelo CNS. A instituição acompanhará a comissão organizadora do evento.
Saiba mais
Entre os frutos da parceria entre Opas e CNS é possível destacar a 15ª Conferência Nacional de Saúde, a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, a participação no Fórum Social Mundial 2018 e o 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, finalizado neste dezembro, no Rio de Janeiro.
A Opas ainda apoia o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), que desde 2017 desenvolveu em conjunto com o CNS o projeto Formação para o Controle Social no SUS. Com isso, foram realizadas 70 oficinas, durante 18 meses, com a mobilização de 6.500 lideranças de todos os estados brasileiros. Também participaram da reunião Ana Carolina Dantas, secretária executiva do CNS; Fernando Leles, especialista em Sistemas de Saúde da Opas e Renato Tasca, coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da Opas.
Fonte: Conselho Nacional de Saúde