O encontro virtual do Comitê do CNS de acompanhamento da Covid-19 será transmitido ao vivo na quarta (5/08), às 17h, pelo Facebook e Youtube
As pessoas idosas formam o grupo que corre mais risco de desenvolver as complicações da Covid-19. Por isso, desde o início da pandemia, as orientações das autoridades de saúde são para que elas fiquem em isolamento social. No entanto, questões de ordem econômica, mental e social podem aumentar a vulnerabilização e os riscos para essa população. A saúde e a proteção dos idosos e idosas em tempos de pandemia será o tema da próxima live do Conselho Nacional de Saúde (CNS) na quarta-feira (05/08), às 17h, com transmissão pelo youtube e pelo facebook.
A pandemia amplificou a falta de medidas preventivas, protetivas, socioeconômicas e sanitárias para a população idosa. Além da ausência de uma política nacional de cuidados continuados e intersetoriais, capaz de garantir direitos fundamentais, como o Estatuto do Idoso (lei nº 10.741/2003), que prevê a preservação da saúde física e mental e a assistência social a esse segmento da população.
Para debater o assunto, participarão da live do CNS a médica geriatra, ex-presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), Karla Giacomini; a mestra em Gerontologia e presidenta destituída do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), Lúcia Secoti; e a doutora em Ciências da Saúde, pesquisadora e professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Ana Elisa Bastos Figueiredo. O programa será mediado pelo conselheiro nacional de saúde, representante da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), José Araújo da Silva.
O programa também terá representações dos segmentos de gestores, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), com as participações de Maria Cristina Hoffmann, assessora Técnica da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (SAPS) no Ministério da Saúde, Vânia Leite, conselheira nacional de saúde pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e Myrian da Cruz, conselheira nacional de saúde pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).
Idosos à margem
Em maio, o CNS recomendou ao Ministério da Saúde a inclusão das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) na portaria nº 492/2020, que instituiu “O Brasil conta Comigo”. O programa foi criado com o objetivo de otimizar a disponibilização de serviços de Saúde no âmbito do SUS para contenção da pandemia. No entanto, não contemplou as ILPIs para aderirem ao programa.
Os idosos que moram em instituição de longa permanência estão em situação de maior vulnerabilidade à infecção por Covid-19, por passarem muito tempo em ambientes fechados e com indivíduos igualmente vulneráveis.
Mais informações
O quê? Encontro online do Comitê para Acompanhamento da Covid-19 do CNS
Quando? quarta-feira (05/08), às 17h
Onde? Canais do CNS no youtube e facebook.
Como? acessar os canais no dia e horário marcado
Informações para imprensa: jornalista Laura Fernandes – 61 99671-1485
Foto: divulgação
Ascom CNS