O Fórum Social Mundial pela Justiça e Democracia (FSMJD) será realizado de 26 a 30 de janeiro de 2022, em Porto Alegre (RS). O evento presencial é organizado por movimentos sociais e entidades progressistas das áreas da Justiça e da Democracia, que frente aos ataques ao estado democrático de direito no Brasil somam esforços para criarem iniciativas conjuntas de resistência.
Entre as organizações que organizam o FSMJD 2022 estão: Transforma MP, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABDJ), Associação de Advogadas e Advogados Públicos pela Democracia, Associação Juízes para a Democracia (AJD), Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia e Movimento Policiais Antifascismo.
O fórum pretende mobilizar a sociedade civil internacional e os profissionais do direito para discutir medidas que possam resguardar o funcionamento do estado democrático de direito em todos os países do mundo.
Tem como foco principal a articulação de todas as organizações e movimentos sociais internacionais interessados em denunciar as práticas antidemocráticas de lawfare (uso das leis como uma arma política) que têm sido usadas na América Latina e em outras partes do mundo para subverter a democracia e suas instituições e estado.
Uma de suas principais iniciativas deverá ser a realização de um Tribunal Internacional para julgar a Operação Lava Jato no Brasil e atividades de debates sobre os Sistemas de Justiça em todo o mundo.
O fórum temático será dividido em cinco eixos: Democracia, Arquitetura do Sistema de Justiça e as forças sociais; Sistema de Justiça, Democracia e Direitos de grupos vulnerabilizados; Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistemas democráticos de Justiça; Democracia, Comunicação, tecnologias e Sistema de Justiça; Perspectiva transformadora do Sistema de Justiça e a centralidade da cultura nesse processo.
O evento se insere no processo dos vinte anos dos fóruns sociais mundiais, iniciado em 2001 em Porto Alegre, no Brasil. Naquela e nas edições seguintes, tanto em cidades brasileiras como em outras partes do mundo, o fórum manteve a aspiração original de transformação do sistema de dominação, da busca incessante de uma utopia representada por seu lema de que “outro mundo é possível”.
O FSMJD é uma preparação para o Fórum Social Mundial 2022, que será realizado no México. Acompanhe as redes sociais do fórum temático e saiba mais: Youtube, Facebook, Instagram e Twitter.
Ascom CNS, com informações de ABJD
Foto: AJD