Acontecerá no dia 23 de maio a I Conferência Livre de Hanseníase Milton Ozório Moraes, com o sub-tema “Diagnóstico precoce e tratamento de qualidade são direitos inalienáveis das pessoas atingidas pela hanseníase”, no auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, localizado no número 128, R. Magalhães Filho, 519 – Centro (Norte), de forma híbrida e de abrangência nacional, a partir das 8 horas.
A iniciativa, que faz parte do processo que antecede a 17ª Conferência Nacional de Saúde, conta com a participação e apoio de diversas entidades e instituições. Organizada pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN (nacional e núcleos), em parceria com o Morhan Piauí, Sociedade Brasileira de Hansenologia – SBH, Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz – ASFOC, União Brasileira de Mulheres – UBM, Rede Universitária de Enfrentamento à Hanseníase – REDE HANS, Secretaria de Atenção Primária de Saúde do Ministério da Saúde – SAPS/MS, Associação Nacional de Enfermagem – ABEN, Secretaria de Vigilância Sanitária – SVS, Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais – APCF, Associação Nacional de Pós Graduandos – ANPG, União Brasileira de Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES e UNE, Instituto Aliança Contra Hanseníase – ALL, Conselho Estadual de Saúde do Piauí – CES/PI, Instituto Carlos Chagas – ICC, Inetep, Secretaria de Relações Sociais do Estado do Piauí – SERES, de Educação, de Mulheres e de Assistência Social do Piauí, além do Governo do Estado do Piauí, Ministério da Saúde do Piauí, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e Governo Brasileiro.
HOMENAGEM
O evento foi nomeado em homenagem ao grande Milton Ozório Moraes, ex-chefe do Laboratório de Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), biólogo e um dos maiores pesquisadores sobre hanseníase do mundo. Milton lutou bravamente contra um câncer. Sua mãe, Lucia Ozório, estará presencialmente na conferência para o tributo à memória de Milton.
ETAPAS PREPARATÓRIAS
Para que a I Conferência Livre de Hanseníase seja um sucesso, acontecem etapas preparatórias para o evento. Durante o mês de maio, foram realizados programas e debates na TV MORHAN, canal do Youtube do Morhan, para fornecer subsídios aos participantes da conferência. Todo o material pode ser reassistido no canal.
I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; dia 3 de maio às 18 horas; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; dia 4 de maio às 18 horas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; dia 5 de maio às 18 horas; IV – Amanhã será outro dia para todos, todas e todes; dia 6 de maio às 18 horas.
INSCRIÇÕES
As inscrições iniciaram no dia seis de abril e foram prorrogadas até o dia 17 de maio , quando inicia-se também a sistematização dos dados para a Conferência. A inscrição pode ser feita clicando aqui.
Por Fernanda de Oliveira Guedes
Jornalista, social media e assessora de imprensa. Pesquisa corpos dissidentes na comunicação digital e de saúde. Explorando narrativas para promover inclusão e transformação social.