As discussões aconteceram nesta segunda (5/08), na Tenda SUS EmCena
A vontade de manter acessa a chama da Educação Popular em Saúde levou trabalhadores(as) em saúde de Pernambuco a inscreverem o tema Edpopsus- Avanços e Perspectivas, como proposta de atividade autogestionada selecionada para a 16ª Conferencia Nacional de Saúde (8ª+8). As discussões aconteceram nesta segunda (5/08), na Tenda SUS EmCena.
De acordo com Mitiam Alcenir, coordenadora estadual da Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde (Aneps/PE), a informação, o exercício da cidadania, a prática de cuidar das pessoas e o respeito à ancestralidade podem ajudar a melhorar o país.
Trabalhadores(as) em saúde de diversos estados brasileiros participaram da atividade no segundo dia da 16ª Conferencia, relatando as experiências vividas com o Sistema Único de Saúde (SUS). Informação, cidadania, poder de transformação, espaço de integração e resistência foram alguns conceitos comuns expressos pelos participantes.
Ao final da atividade, Nataly Oliveira, também da Aneps/PE, destacou desafios como a falta de investimento na área e o enfraquecimento institucional das ações na área, que prejudicam o desenvolvimento das políticas estaduais e municipais de educação para o SUS.
Como propostas, foram apontadas a necessidade de realização de encontros locais e regionais, a retomada de convênios com as escolas técnicas, além de realizar um, levantamento dos estados que receberam os cursos, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O assunto deverá ser objeto de moção durante a plenária de encerramento da 16ª Conferência.
Saiba mais
O Edpopsus é um curso de aperfeiçoamento em Educação Popular, realizado pela Fiocruz, através da Escola Politécnica Joaquim Venâncio, no Rio de Janeiro. A formação é destinada à qualificação da prática educativa de profissionais da saúde e lideranças comunitárias que atuam em áreas de cobertura do SUS.
Sobre a 16ª Conferência
A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde (MS). Considerada o maior espaço de participação social do Brasil, o evento reúne mais de cinco mil pessoas de todo o país para propor melhorias ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um resgate à 8ª Conferência, realizada em 1986, responsável por definir as bases para construção do SUS na Constituição de 1988. O relatório final do evento vai gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020- 2023 e do Plano Nacional de Saúde.
Ascom CNS