O diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), Cláudio Azevedo Costa, esteve reunido na manhã da última terça (08/06) com o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto. O objetivo da agenda foi apresentar uma proposta de aproximação do Denasus com o controle social, para uma melhor atuação da auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) frente a uma pesquisa do órgão, que será lançada em breve.
O projeto, que deve ser realizado junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pretende fortalecer o trabalho da auditoria da área, vinculada ao Ministério da Saúde. Para isso, quer contar com o apoio do controle social, pois visa mobilizar órgãos participativos nesse processo.
Cláudio explicou que a pesquisa objetiva atuar junto às unidades de controle, o que reverbera no controle social do SUS, por isso o interesse do Denasus na aproximação com os conselhos de saúde brasileiros.
Segundo Fernando Pigatto, os conselhos têm autonomia administrativa de funcionamento e na sua estrutura, mas o CNS atua na interlocução junto aos órgãos participativos. “Toda iniciativa que vier para aprimorar a transparência na gestão do SUS é bem-vinda. Nosso papel é qualificar e melhorar a Saúde Pública, é importante que tenham nos procurado”.
O assunto será submetido à Mesa Diretora do CNS e poderá ser pautado na próxima Reunião Ordinária do Conselho, prevista para ocorrer no mês de julho, onde conselheiros e conselheiras nacionais poderão aprofundar o debate. Outra possibilidade é o diálogo com Conselhos Estaduais de Saúde para a mobilização da Rede Conselhos acerca do projeto. Também participaram da reunião Ana Carolina Dantas, secretária executiva do CNS, e Priscilla Godoy, assessora jurídica do CNS.
Foto de capa: Prefeitura de Maricá
Ascom CNS