Na tarde desta segunda (31/01), o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou da posse do novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Valdeci Oliveira. Na ocasião, tanto o deputado quanto o presidente do CNS defenderam mais investimentos para a saúde pública no estado e no país, principalmente diante dos agravos causados pela pandemia.
Em seu discurso de posse, Valdeci afirmou que a saúde, a educação e a assistência social devem ser vistas como investimentos “e não como meros gastos em planilhas contábeis”. O novo presidente do parlamento no estado também garantiu que vai continuar vigilante à situação dos hospitais, casas de saúde e hemocentros regionais, além do Sistema Único de Saúde (SUS).
Valdeci lembrou do negacionismo e desresponsabilização federal diante da pandemia. “Tantas pessoas perderam sua própria dignidade, tantos perderam a própria vida por conta da ignorância e do descaso com a saúde”, lamentou.
Para Fernando Pigatto, a presença de um defensor histórico do SUS à frente do parlamento gaúcho é fundamental para a conquista de mais direitos no estado e para o diálogo com o controle social. “Sempre tivemos no deputado Valdeci um grande defensor do SUS. Tê-lo agora presidente da Assembleia Legislativa é um passo importante no fortalecimento na garantia do direito humano à Saúde para a população gaúcha”, finalizou.
Fotos: Divulgação ALRS
Ascom CNS