O atleta e jornalista Vinícius Zimbrão compartilhou sua experiência de vida antes, durante e depois do diagnóstico de câncer
O Instituto Lado a Lado pela Vida participou nesta segunda (5/08) da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª +8). O debate, que faz parte das Atividades Autogestionadas da conferência, girou entorno da importância dos hábitos saudáveis no dia-a-dia a partir de atitudes preventivas, que podem reduzir agravos para saúde, além de reduzirem despesas no Sistema Único de Saúde (SUS).
O atleta e jornalista Vinícius Zimbrão compartilhou sua experiência de vida antes, durante e depois do diagnóstico de câncer. O aprendizado a partir da dor tornou-se inspiração do lema criado por ele: viver inspira a vida.
Para o atleta, cada indivíduo precisa aprender o melhor jeito de se manter em movimento, de acordo com o que é possível em sua realidade. Ele também trouxe dados de pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Journal of the American Medical Association (Jama), que mostram como o sedentarismo é responsável por 6% de mortes no mundo, colocando-o em 4º lugar no fator de risco de mortalidade global.
A partir disso, Zimbrão ensina sobre a importância do exercício físico constante e enfatiza o quanto essa prática melhora a cognição, reduz a ansiedade, o risco de depressão e a demência. Ao final, Zimbrão estimulou a todos presentes a viver o agora, “pois o agora é o efetivo. O agora é inspiração para viver o melhor da vida”.
Após o atleta, o Doutor Flávio de Noronha e a professora e biomédica Juliana Brandão encerraram a atividade trazendo informações sobre como é preciso cuidar do corpo com cuidados diários e com paciência, pois um hábito novo é construído aos poucos.
Para ele, “não precisamos esperar adoecer para nos cuidarmos. É necessário encontrar um propósito de vida, para vivermos mais e melhor.” Para finalizar, Juliana Brandão propôs uma atividade ao grupo, mostrando como é possível se movimentar em qualquer local e momento, e que é possível mudar o estilo de vida com o exercício físico, “se coloque como prioridade. Siga sua missão de vida para o bem, pois o bem nunca para”, encerrou.
Sobre a 16ª Conferência
A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde (MS). Considerada o maior espaço de participação social do Brasil, o evento reúne mais de cinco mil pessoas de todo o país para propor melhorias ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um resgate à 8ª Conferência, realizada em 1986, responsável por definir as bases para construção do SUS na Constituição de 1988. O relatório final do evento vai gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020- 2023 e do Plano Nacional de Saúde.
Foto: Vida & Ação
Ascom CNS