Os coordenadores das 18 comissões do Conselho Nacional de Saúde (CNS) reuniram-se na manhã dessa quarta-feira 17 no pleno do colegiado em Brasília. Em pauta o alinhamento das atividades das comissões mediante o planejamento do CNS. Na ocasião os conselheiros destacaram o papel das comissões no monitoramento das diretrizes do Plano Nacional de Saúde aprovado em julho deste ano.
De acordo com o presidente do CNS, Ronald Santos, as comissões desenvolvem um papel estratégico no subsídio das informações para o colegiado. “Os coordenadores das comissões possuem um papel importante no que diz respeito a atuação do CNS no controle social”, disse.
Geordeci Souza, membro da mesa diretora do CNS e representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), afirma que as comissões compõem, de maneira organizada, os temas de maior relevância para o cenário da política pública de saúde, além de desenvolverem um papel estratégico em fornecer informações para o pleno.
Durante a reunião foi apresentado o calendário de atividades das comissões que irão se reunir ainda este ano. Algumas comissões terão o papel relevante na organização das duas conferências que irão acontecer no segundo semestre de 2017, e serão coordenadas pelo CNS, trata-se da 2ª Conferência da Saúde da Mulher e a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde.
Mariana Moura
Assessoria CNS