Agora que você já sabe identificar a desinformação, contamos com você na defesa da democracia e da vida. Ao se deparar com uma informação falsa, não repasse, denuncie.
Atualmente, já existem vários mecanismos para denúncia de conteúdo falso nas redes sociais ou até mesmo enviando para as agências de checagem, instituições habilitadas e com uma metodologia transparente de verificação da informação.
Entenda como denunciar:
- Youtube: Viu que o vídeo pareceu editado, o título não corresponde ao conteúdo ou contém desinformação? Clique no vídeo que você quer denunciar, vá nos três pontinhos que fica ao lado da seta de “compartilhar” e denuncie escolhendo a temática do conteúdo.
- Facebook e Instagram: Se você desconfiou, pesquisou e verificou que a imagem ou o texto do post é uma desinformação, denuncie clicando nos três pontinhos do lado superior direito do vídeo ou da foto, vá em denunciar e em informação falsa, marcando o tema do conteúdo.
- Whatsapp: Nos aplicativos de mensagens há uma frequência muito grande de desinformação circulando. Sabe o porquê? Por que a gente acredita que as pessoas que pertencem aos mesmos grupos que fazemos parte, jamais compartilhariam informações falsas, propositalmente. Mas, e se elas também forem vítimas desses assédios? Nesse caso, como você já tem algumas ferramentas para checar, faça a pesquisa e depois explique para a pessoa que se trata de uma desinformação. Em seguida, denuncie abrindo a sua conversa com a pessoa, clicando em “mais opções” e “denunciar”.
- Twitter: Já seguiu as dicas do “Saúde sem boato” e viu que se trata de uma informação falsa? Denuncie clicando nos três pontinhos no canto superior direito, clica em denunciar tweet e marque o motivo nas opções mostradas.
- TikTok: Iniciamos nosso perfil no TikTok com a 17ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em julho de 2023. Antes de pesquisar desinformações nessa plataforma, siga nosso perfil, curta nossos vídeos e nos ajude a pesquisar os conteúdos falsos que têm circulado em outros perfis. Caso você tenha identificado, denuncie seguindo esses passos: Clique em compartilhar no canto inferior direito ou pressione a tela por alguns segundos, vá em relatar e em conteúdo enganoso para denunciar.
- Linkedin: O conteúdo falso está em toda parte, até em plataformas com a finalidade de encontramos uma oportunidade de trabalho no mercado. Caso você se depare com um texto ou vídeo desinformativo, denuncie clicando nos três pontinhos no canto superior direito do post, clique em denunciar esta publicação, selecione a palavra “desinformação” e em seguida, o tema do conteúdo falso. Pronto! Sua denúncia já pode ser enviada.
- Kwai: Você curte os vídeos na plataforma Kwai? Cuidado que lá também tem sido espaço para as desinformações sobre saúde. Então, caso você se depare com uma, é só clicar na imagem de compartilhar, deslize a tela para a lateral e clicar em reportar selecionando “informação falsa” e o botão “denuncie”.