Representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores, gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e prestadores de serviços em saúde se reuniram nos dias 18 e 19 de maio, em Brasília, para dar continuidade a organização da 17ª Conferência Nacional de Saúde, convocada pela Resolução nº 664 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e publicada no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério da Saúde. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o evento será o maior espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção de políticas públicas.
No primeiro dia foram realizadas reuniões simultâneas das comissões de Comunicação, Informação e Acessibilidade; de Articulação e Mobilização; e Infraestrutura e Acessibilidade; e de Cultura e Educação Popular. Na quinta (19/05), ocorreu a 2ª Reunião da Comissão Organizadora onde as comissões puderam relatar, sugerir e apresentar suas propostas.
Também na quarta (18/05), o Comitê Executivo da 17ª Conferência se reuniu no plenário CNS com a presença de Igor Simões Ferreira da Silva, da Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA), do Ministério da Saúde, o presidente do CNS, Fernando Pigatto, conselheiros integrantes da Mesa Diretora, Fernanda Magano e Neilton Araújo, o conselheiro e membro da Comissão Organizadora da 17ª CNS, Haroldo Jorge de Carvalho Pontes; e o secretário-executivo adjunto do CNS, Marco Aurélio Pereira.
Confira as fotos
Etapas
A etapa nacional será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília. As etapas municipais vão acontecer entre novembro de 2022 a março de 2023, e as etapas estaduais e do Distrito Federal serão realizadas de abril a maio de 2023. Também vão acontecer diversas atividades preparatórias para a etapa nacional, como a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada de 8 a 11 de novembro, e a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, de 14 a 18 de novembro, em Brasília.
Como participar?
As conferências locais serão organizadas pelos conselhos de saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde. Para participar, é necessário acompanhar a realização no seu município e estado, onde os interessados poderão ser eleitos para a etapa final.
Saiba mais
Mais informações: www.conselho.saude.gov.br
Ascom CNS