Os encontros são organizativos para apresentar o novo formato das oficinas. Os próximos serão de 9 a 12 de março para as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-oeste
Em 2020, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Centro de Assessoramento e Educação Popular (Ceap) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), lançou a 2ª edição do Projeto de Formação para Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, em virtude da pandemia da Covid-19, a formação presencial foi suspensa. Para retomar o projeto em novo formato, o CNS, por meio da Comissões de Educação Permanente (CIEPCSS), deu início neste mês de março a uma série de encontros regionais virtuais para apresentar a nova proposta. Os primeiros encontros ocorreram na quarta-feira (3/03), com a presença de representantes dos Conselhos Estaduais de Saúde (CES) da região Sul, e na sexta-feira (5/03) para os representantes da região Norte.
A formação para o controle social no SUS tem o objetivo de realizar oficinas em todos os estados brasileiros, voltadas para conselheiros e conselheiras de saúde, além de lideranças sociais que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde. Em 2020, dos 84 encontros previstos, apenas sete foram concretizados antes da suspensão das atividades.
Nos Encontros Regionais serão deliberados os próximos passos para as atividades virtuais que são importantes ferramentas para o fortalecimento do controle social no SUS, além do calendário de atividades e objetivos da formação. A previsão é de que sejam realizadas 40 oficinas de formação, em duas etapas com 6 horas cada, totalizando 12 horas, com um público de 35 participantes entre conselheiras e conselheiros de saúde e integrantes de movimentos sociais. Além das oficinas, o Projeto realizará 27 Seminários nos estados e no DF com o tema “Defesa do SUS”.
Pesquisa Covid-19 e Controle Social
Também está em curso uma pesquisa com objetivo de construir um diagnóstico sobre os impactos do Covid-19 no controle social do SUS. A formação para o controle social no SUS tem o objetivo de realizar oficinas em todos os estados brasileiros, voltadas para conselheiros e conselheiras de saúde, além de lideranças sociais que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde e serão multiplicadores da formação em seus estados. Em 2020, dos 84 encontros previstos, apenas sete foram concretizados antes da suspensão das atividades.
Os próximos encontros serão realizados nos dias 9, 10 e 12 de março, para as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-oeste, respectivamente.
Confira o calendário dos Encontros:
09 de março de 2021 – 08h30 às 11h30 – Região Sudeste
10 de março de 2021 – 14h00 às 17h00 – Região Nordeste
12 de março de 2021 – 08h30 às 11h30 – Região Centro-oeste
Acesse aqui a programação dos encontros
Foto: Oficina 2020/Santa Maria (RS)
Ascom CNS