O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, parabenizou o novo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúdes (Conass), Nésio Fernandes, nesta quinta (24/03), durante encontro na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília.
A nova diretoria do Conass, eleita para a gestão 2022/2023, tomou posse na última quarta (23/03). Nésio Fernandes de Medeiros Junior é secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo e foi eleito por unanimidade, presidente do Conass. Na ocasião, ele enalteceu a qualidade técnica do Conselho que, em construção cotidiana diante dos desafios de saúde que estão postos, entrega resultados para o Brasil e para o SUS como os que foram entregues no enfrentamento da pandemia. “Este Conselho tem sido fundamental na resistência à pandemia e no fortalecimento do SUS. A eleição é um passo importante na continuidade da atuação da nossa instituição”, afirmou.
O presidente do CNS destacou o importante trabalho do Conass realizado durante a pandemia da Covid 19 e enalteceu a parceria entre os conselhos em diversas ações desenvolvidas neste período, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da vida dos brasileiros. “Temos uma relação muito forte com o Conass, que inclusive integra a nossa mesa diretora através do seu secretário executivo, Jurandi Frutuoso. A eleição e posse do presidente Nésio Fernandes e de toda a diretoria eleita é a confirmação desta parceria e também a continuidade de um importante trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Carlos Lula, secretário de Saúde do Maranhão”, afirma Pigatto.
Ao se despedir do cargo que ocupou por dois anos, o ex-presidente Carlos Lula destacou o esforço dos seus pares na condução do enfrentamento da pandemia. “Conseguimos nos unir e olhar mais para as nossas semelhanças do que para as nossas diferenças e assim, estabelecemos a bandeira do SUS como a bandeira que de fato importa”.
Para o presidente eleito, estar à frente do Conass é um desafio, principalmente porque a pandemia ainda não acabou. “Coloco-me à disposição de todos para, com um pacto de lealdade e confiança saber honrar e conduzir os trabalhos nesses próximos dias. Viva o SUS e viva os gestores brasileiros que sem dúvida nenhuma salvaram milhares de vida”.
O diretor da Opas/OMS Roberto Tapia e os conselheiros nacionais de saúde Neilton Araújo, Francisca Valda e Jurandi Frutuoso, que também integram a mesa diretora do CNS, acompanharam Pigatto no encontro.
Confira a composição da Diretoria do Conass – Gestão 2022/2023
Ascom CNS, com informações do Conass