O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realizou na última quarta (08/11) a primeira oficina de trabalho da Câmara Técnica da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (Cirhrt). O objetivo foi apresentar aos seus integrantes o papel e os desafios na avaliação das formações de nível superior em saúde no Brasil.
A câmara técnica foi criada pela Resolução nº 549, após deliberação do CNS, em sua 294ª Reunião Ordinária, realizada nos dias 8 e 9 de junho de 2017. Ela é composta por representantes de Associações Nacionais de Ensino, Conselhos Federais e Federações da área da saúde. O grupo deve elaborar pareceres sobre a abertura de novos cursos de graduação em saúde por instituições de ensino brasileiras.
Para o presidente do CNS, Ronald dos Santos, a câmara técnica é mais uma forma de reforçar a atuação do conselho na participação social, como prevê a Constituição de 1988. “Vivemos diariamente a materialização de um processo acelerado de desconstrução do contrato social brasileiro, em todas as áreas que possamos imaginar, e temos uma luta árdua pela saúde”, declarou Ronald.
O conselheiro nacional de saúde, Douglas Vinícius Pereira, representante da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), acredita que a câmara técnica deve qualificar os trabalhos que a Comissão já vem desenvolvendo na avaliação dos cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. “Nossa Comissão subsidia os trabalhos do CNS e reafirma a importância do controle social”, disse.
“Vejo com muita expectativa positiva, uma vez que cada entidade aqui representada esteve o dia inteiro discutindo e apresentando as suas preocupações em torno da qualificação na área da saúde”, declarou Iguatemi Maria Martins, representante do Conselho federal de Educação Física (Confef).
Membros da Câmara Técnica da Cirhrt
1. Associação Brasileira de Enfermagem (Aben);
2. Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep);
3. Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa);
4. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa);
5. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss);
6. Associação Brasileira de ensino em Fisioterapia (Abenfisio);
7. Associação Brasileira de Ensino da Educação Física para a Saúde (Abenefs);
8. Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef);
9. Conselho Federal de Biomedicina (CFBM);
10. Associação Brasileira de Educação em Nutrição (Abenut);
11. Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN);
12. Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco);
13. Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno);
14. Conselho Federal de Farmácia (CFF);
15. Conselho Federal de Educação Física (Confef).
16. Conselho Federal de Enfermagem (Confen);
17. Conselho Federal de Odontologia (CFO)
18. Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito)
Ascom CNS