O Conselho Nacional de Saúde (CNS), com a cooperação técnica da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS Brasil), lança edital para inscrições de experiências para o Laboratório de Inovação sobre a Participação Social na Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
O objetivo é reunir práticas que sirvam de subsídios para uma implementação mais eficaz da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. As inscrições vão até o dia 12 de março.
As experiências devem contemplar 11 grupos de usuárias do SUS (Mulheres em Situação de Rua, Negras, Pescadoras, Ribeirinhas, Quilombolas, Indígenas, Movimento LGBT, Portadores de Deficiência, Campo e Floresta, Imigrantes e Trabalhadoras do Sexo) e estar relacionadas a uma das quatro áreas descritas no edital: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e Políticas públicas para as mulheres e a participação social.
Acredito que precisamos nos fortalecer para implantar um SUS mais humano e realmente voltado para a saúde da mulher.