A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) foi apresentada como exemplo de participação social para o mundo
No próximo mês, Nairóbi, no Quênia, vai receber diversos países para reafirmarem uma agenda global de desenvolvimento e traçarem ações. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou do evento preparatório, apresentando as principais demandas da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8). O evento, intitulado Seminário Cairo +25: Desafios da agenda de População e Desenvolvimento no Brasil, ocorreu na quarta (06/11), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Rio de Janeiro.
Os participantes de várias partes do país são pesquisadores e defensores dos Direitos Humanos no mundo. As discussões culminarão na ‘Cúpula de Nairóbi CIPD+25: Acelerando a Promessa’, que será realizada entre 12 e 14 de novembro com representações de diferentes nações. A estimativa é que o Brasil leve uma delegação de 45 pessoas, entre representantes do governo e da sociedade civil.
Para Vanja dos Santos, conselheira nacional de saúde representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), é necessário levar para Nairóbi um balanço das ações em participação social. “Ainda que tenhamos avanços no controle social e na participação do povo sobre a decisão em políticas públicas nas últimas décadas, estamos vivendo no cenário recente graves retrocessos que impactam diretamente na saúde e na vida das pessoas, sobretudo entre as mulheres”, disse, referindo-se ao processe de desfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Não há como pensar a saúde sem pensar a democracia. Sem essa relação, não vamos chegar a lugar algum. Precisamos manter o fortalecimento do controle social”, frisou a conselheira. No Brasil, o evento é promovido pela Fiocruz, em parceria com a Rede Brasileira de População e Desenvolvimento (Rebrapd) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento integra as comemorações dos 120 anos da Fiocruz e tem como objetivo produzir um balanço e proposições no marco da agenda de população e desenvolvimento no Brasil.
Cúpula de Nairóbi
O Seminário insere-se no contexto das celebrações globais que culminarão na ‘Cúpula de Nairóbi CIPD+25: Acelerando a Promessa’, entre 12 e 14 de novembro. A Cúpula tem realização conjunta do governo do Quênia, da Dinamarca e do United Nations Population Fund (UNFPA) para celebrar os 25 anos da realização da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD), que reconhece e amplia o acesso aos direitos reprodutivos, bem como ações no campo da saúde sexual, modificando em âmbito global o tratamento dos temas de população.
Assista aos vídeos do seminário
Ascom CNS