O plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, na última reunião ordinária do colegiado, realizada dias 7 e 8 de dezembro, moção de reconhecimento à médica Edna Maria Niero. A profissional tipificou o suicídio do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olivo, decorrente dos constantes abalos à saúde mental vivenciada pelo reitor no ambiente de trabalho.
A solidariedade e apoio do CNS se deu pelo ato ético e coerente da médica ao registrar no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SNAN), do Ministério da Saúde, a causa do suicídio. A morte foi registrada como fruto de assédio, humilhação e constrangimento moral, relacionados ao trabalho. O ato aconteceu em 2 de outubro, em Florianópolis.
A tipificação da causa mortis foi dada como acidente do trabalho em decorrência de forte abalo emocional, resultante de “assédio moral insuportável”. A médica trouxe ao conhecimento público que abalo emocional está incluído na lista de doenças de notificação compulsória do MS e que agora integra as estatísticas epidemiológicas de morte do trabalhador.
Procure ajuda:
Se você precisa de acolhimento, pode ligar gratuitamente para os números 141 ou 188, do Centro de Valorização da Vida. O atendimento é 24h e conta com profissionais capacitados, sem qualquer tipo de julgamento ou preconceito, para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade psicológica.
Foto: ClicRBS
Ascom CNS