Encontro foi marcado pelo alto nível dos debates e pela celebração dos 15 anos da PNPIC
O 1º Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS) foi marcado pelo alto nível dos debates e pela celebração dos 15 anos da Política Nacional de Pics (PNPIC) no Brasil. Se no primeiro dia do evento os temas estavam mais voltados à abordagem das Pics na academia, no segundo dia os painéis se voltaram à prática.
Na abertura do evento, no canal do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no YouTube, os participantes se emocionaram com um vídeo em homenagem à enfermeira Simone Leite, falecida em 12 junho de 2021, após um mal súbito. Ela era formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e teve uma vida dedicada à profissão, em especial aos projetos de extensão na Proex/UFS, com foco nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), na “Sala de Cuidados”, do Campus de Lagarto (SE).
Simone tem o reconhecimento de toda a comunidade das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde pelo trabalho desempenhado junto à universidade e à Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, onde atuou fortemente na promoção das Pics na assistência à população.
Logo em seguida, foram realizados dois painéis. O primeiro abordando o controle social e o segundo tratando da educação popular em saúde. Já no início da noite, mais dois painéis, um sobre PICS e pandemia e outro sobre Picse sustentabilidade.
REFLEXÕES
A fisioterapeuta e doutora em Saúde Pública, Mauren Lopes de Carvalho, fez um apanhado geral sobre os temas tratados durante os dois dias do seminário e moderou o momento de reflexões, chamado de “colheita de sementes”, para analisar as impressões dos participantes do evento. Um ambiente de descobertas, troca de experiências e ampliação do diálogo com a sociedade, criando novos espaços para debater as Pics no SUS com a população brasileira.
ENCERRAMENTO
O coordenador da Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do CNS, Abrahão Silva encerrou o 1º Seminário Nacional sobre Pics no SUS agradecendo a participação de todos. “Devemos começar a pensar no próximo seminário, para o ano que vem. Quero agradecer o empenho de todos do CNS para fazer o seminário acontecer. Agradecer a cada participante que acompanhou o evento. Lembrar da nossa querida Simone, que sempre batalhou e lutou por essas práticas. Com certeza ela está realizada com este evento. Simone Leite, presente!”, afirmou.
Assista
Fonte: Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)