O público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe poderá ser imunizado até o dia 20 de maio. O Ministério da Saúde já enviou 93% do total das doses da vacina (54 milhões) para imunizar as 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do grupo de risco. O excedente faz parte da estratégia de vacinação e é chamado de reserva técnica. Até sexta-feira (13) todos os Estados terão recebido 100% das doses.
Fazem parte do grupo de risco: pessoas a partir de sessenta anos, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade (inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas) e os funcionários do sistema prisional. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também podem se vacinar.
A escolha do público-alvo segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São privilegiados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Repasse das doses
O Ministério da Saúde recebe a vacina do laboratório produtor em etapas e distribui aos Estados. A entrega aos Municípios é de responsabilidade dos Estados, que podem definir estratégias de controle, conforme análises de risco, para a vacinação do público-alvo.
Susanna Scarlet
Assessoria do CNS