A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participa da 9° Conferência Estadual de Saúde (CoES) que teve início nesta segunda-feira (29/05) e se estende até quarta-feira (31/05), com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia! ”, contando com três etapas, sendo dividas em processos de debates, elaboração de ideias, votação e acompanhamento das propostas.
Acontecendo a cada 4 anos por determinação da lei 8142/90 de 28.12.1990, a Conferência Estadual de Saúde é considerada o maior evento de expressão do controle social na área da saúde. Na ocasião o local vira um espaço democrático e participativo, onde representantes da sociedade civil, profissionais e gestores do sistema de saúde se reúnem para discutir sobre as questões cruciais relacionadas ao setor da saúde.
O secretário da SES, Anoar Samad, em seu discurso de abertura, destacou a importância da realização deste evento.
“As conferências estaduais de saúde são espaços democráticos de construções de políticas públicas de saúde. E a conferência de saúde do Amazonas com a participação de toda a sociedade civil representantes do governo, delegados de todas as regiões do Amazonas tem o intuito de debater e construir caminhos para que os princípios do Sistema Único de Saúde sejam e colocados em prática”.
No evento, serão abordados diversos temas, que visam melhorar os serviços de saúde prestados à população. Os participantes têm como objectivo propor ideias, apresentar diretrizes e debater políticas públicas relacionadas à saúde no âmbito estadual.
As propostas e ideias apresentadas na conferência serão defendidas a nível nacional. As diretrizes e recomendações resultantes desse encontro serão também levadas para a Conferência Nacional de Saúde, a qual tem como objectivo principal avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão.
No decorrer do evento, também serão eleitos 76 delegados, que representarão o estado na etapa Nacional de Saúde. Os delegados são escolhidos por meio da plenária deliberativa da 9° conferência estadual, assim garantido uma representação diversificada e inclusiva.
A participação de todos os profissionais envolvidos no sistema de saúde do estado, seja como delegado, representante de entidades ou como observador, é importante porque abre oportunidade para contribuir com a construção de uma saúde melhor e mais acessível para todos.