O Fórum Interconselhos é uma iniciativa do Ministério do Planejamento, em parceria com a Secretaria de Governo (Segov), por meio da Secretaria Nacional de Articulação Social (Snas). O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participa das atividades, que acontecem na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, nos dias 8 e 9 de novembro.
O CNS é representado pelas conselheiras nacionais de saúde, Priscilla Viegas, da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais, e Claudia Carnevalle, da Nova Central Sindical dos Trabalhadores. O objetivo do encontro é discutir o monitoramento participativo do Plano Pluri Anual (2016-2019) do Governo Federal.
Priscilla citou o contexto atual de retrocessos e a necessidade de um fórum mais participativo. “Temos que viabilizar mais espaços com troca efetiva de diálogo. A metodologia ficou num formato muito expositivo”, afirma a conselheira. “Dentro de uma conjuntura tão pesada de perda de direitos e retrocessos, precisamos aprofundar o debate. Saúde é tema transversal, é prioritário, envolve vários conselhos. Temos que viabilizar o diálogo para desenvolver nossas estratégias”, finalizou.
Diversas entidades do controle social participam do fórum. Além do CNS, estão presentes também os Conselhos da Pessoa Idosa, das pessoas com Deficiência, da Segurança Alimentar e Nutricional, das Comunidades Tradicionais, da Igualdade Racial, entre outros.
Ascom CNS