O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou 1º Encontro Estadual da Fenacom (Federação Nacional de Comunicadores), dias 30 e 31 de março, em Santana (AP). O órgão foi representado pela conselheira nacional de saúde Maria Laura Carvalho Bicca, que representa, no Conselho, a Federação Nacional dos Assistentes Sociais (Fenas).
“Foi um evento muito importante porque abordou a realidade dos comunicadores sob diferentes pontos de vista, e eu pude informá-los sobre como se utilizar da rede do SUS para proteger a saúde desse segmento profissional”, afirmou Maria Laura.
O encontro reuniu jornalistas, radialistas, assessores de imprensa, estudantes de comunicação e o público em geral. Coube à conselheira falar sobre os problemas vividos pelos profissionais de comunicação, os prejuízos ao seu bem estar e os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) voltados à saúde dos trabalhadores.
Sobre o cotidiano dos profissionais da área, ela destacou, durante o evento, que o assédio – moral e sexual – está entre os principais problemas enfrentados nas redações e assessorias de comunicação.
Ela também falou sobre a sobrecarga de trabalho e o temor da perda de emprego, que também afetam a saúde dos comunicadores.
Sobre a estrutura do SUS, a conselheira Maria Laura falou sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e a participação do Conselho Nacional de Saúde na sua implementação.
Ela citou, por exemplo, da cartilha da CISTT (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora), lançada pelo CNS em novembro de 2016, durante o VII Encontro Nacional das CISTTs, em São Luís, no Maranhão.
A cartilha traz informações importantes sobre a implantação das CISTTs, cuja atribuição é assessorar os conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
A CISTT tem a finalidade de articular políticas e programas cuja execução envolva áreas não compreendidas no âmbito do SUS, mas que zelam ou têm interface com a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
A conselheira Maria Laura Carvalho Bicca participou do evento ao lado do presidente nacional da Fenacom, Fábio Camilo, do presidente da entidade no Amapá, Randolph Scooth, além de outros convidados, como o ex-senador e ex-ministro da Previdência Amir Lando.
Assessoria CNS