A etapa municipal da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – 2ª CEGTES-RJ em Campos dos Goytacazes será realizada na próxima quarta-feira (22). O evento ocorrerá das 8h às 17h, no auditório da Fundação Benedito Pereira Nunes, anexo à Faculdade de Medicina de Campos (FMC). O encontro, que tem como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento”, irá reunir representantes da sociedade civil organizada, conselheiros, comunidade e profissionais da área de saúde, tanto do sistema público quanto privado.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo link (
AQUI) até a próxima segunda-feira (20). Lembrando que as vagas são limitadas a 100 pessoas. Segundo a conselheira municipal e coordenadora geral da Etapa Municipal, Antônia Rodrigues Corrêa, o objetivo principal da conferência é debater formas de garantir os direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), além de promover condições dignas, seguras e democráticas de trabalho para todos os profissionais da área.
“Durante as discussões, serão propostas diretrizes para a formulação da política estadual de gestão do trabalho e da educação na saúde. Entre as sugestões, destacam-se a criação e reformulação de carreiras públicas, a eliminação da precarização da força de trabalho e a promoção de concursos públicos para garantir a qualidade e estabilidade dos profissionais”, disse o presidente.
Os debates foram organizados em torno de três eixos temáticos principais, que serão discutidos em todas as etapas do evento, desde a municipal até a nacional. São eles: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, econômico e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil e Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer; A saúde da democracia para a democracia da saúde.
Antônia Rodrigues, que também é membro da mesa diretora, falou sobre a próxima etapa da conferência. “A próxima etapa será a regional, onde serão reunidos representantes dos oito municípios vizinhos: São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra, Campos, Macaé, Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabu. A expectativa é de que as discussões que ocorrerão nessas etapas resultem em propostas concretas para fortalecer o SUS e melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde em todo o estado”, explicou a conselheira.
Por: Igor Azeredo – Estagiário – Foto: César Ferreira