A Prefeitura de Betim e o Conselho Municipal de Saúde realizaram, nesta sexta (12) e no sábado (13), a 3ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CMGTES). O evento consolidou a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que tem como tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.
No sábado (13) ocorreram as discussões dos grupos de trabalho, também no auditório e na escola do servidor da prefeitura. A plenária final foi às 15h30, com a votação das propostas e a eleição dos delegados que representarão Betim na conferência estadual, que deverá ser realizada entre maio e agosto de 2024.
A conferência tem como objetivo debater e implementar políticas de gestão do trabalho, de organização de recursos humanos e de educação no âmbito da saúde. Serão discutidos três eixos temáticos:
Eixo 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
Eixo 2 – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
Eixo 3 – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
Participaram da conferência 120 delegados, com direito a voz e a voto, representantes do Conselho Municipal de Saúde; dos delegados participantes na 16ª Conferência Municipal de Saúde; dos técnicos da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria Municipal de Saúde; dos gestores do SUS Betim; e das escolas formadoras de profissionais de saúde que atuam no município.
“Compreendemos que é preciso resgatar a crença nas conferências como um meio instituído para propiciar o diálogo propositivo entre os três segmentos − usuários, trabalhadores e gestores − sobre como manter e reestruturar o SUS de acordo com a realidade e os desafios atuais. Realizar a 3ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, cujo tema é ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer’, demonstra o desejo da gestão municipal de continuar trilhando caminhos que objetivam entregar à população de Betim um sistema robusto de produção de saúde e cidadania”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Alberto dos Santos.
Programação da 3ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de Betim
Sexta, 12.04
16h – Acolhida dos participantes
17h – Abertura solene
17h40 – Palestra Magna
18h40 – Encerramento
Sábado, 13.04
8h – Credenciamento
9h – Leitura e validação do Regimento Interno
10h – Mesas de discussão
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Discussão em grupos
15h – Café da tarde
15h30 – Plenária final
17h – Encerramento