A 9ª Conferência Estadual de São Paulo de Saúde foi realizada nos dias 29, 30 e 31 de maio na cidade de Campinas, no Hotel Royal Palm Plaza. O evento, promovido pelo Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia. Amanhã vai ser Outro Dia!”.
Durante os três dias de conferência, os delegados representantes dos municípios do Estado de São Paulo se reuniram para discutir questões relacionadas à saúde pública. As discussões foram divididas em quatro eixos, e cada eixo tinha o objetivo de priorizar quatro diretrizes. No total, foram homologadas 16 diretrizes durante a plenária final realizada no dia 31 de maio.
Após a definição das diretrizes estaduais, os delegados representantes irão para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília no mês de julho. Nessa etapa, serão discutidas e definidas as prioridades para a saúde pública no Brasil.
No último dia da conferência, durante a plenária que contou com a presença de mais de mil pessoas, foram apresentadas as diretrizes estaduais e nacionais. Cada um dos quatro eixos da reunião definiu uma diretriz e cinco propostas para as diretrizes nacionais. A conselheira Fernanda Magano representou o Conselho Nacional de Saúde (CNS) na mesa de encerramento. “Que a gente faça valer essa proposta que apreciamos, que foram olhadas em cada um dos grupos, na etapa nacional”, destacou a conselheira.
Dentre as diretrizes estaduais, destacam-se propostas como ampliar o número de profissionais nos equipamentos de saúde pública, priorizando o concurso público, e ampliar a cobertura de acesso à água potável e saneamento básico. Já as diretrizes nacionais incluem propostas como revogar a Emenda Constitucional 95 para garantir um Sistema Único de Saúde (SUS) 100% público e ampliar o financiamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A conferência teve como objetivo promover o debate sobre as principais demandas e desafios da saúde pública, visando aprimorar as políticas e ações nessa área, tanto a nível estadual como nacional.
Confira a transmissão da plenária final:
Por Monik da Costa Amorim Misiak
Mãe da Clara e do Martín, é formada em jornalismo e possui MBA em Comunicação, atua na área de saúde desde 2015, com campanhas de comunicação para a população sobre temas específicos de saúde.