Julho e agosto de 2021 foram meses intensos para as atividades do Conselho Nacional de Saúde (CNS). As mobilizações políticas, sobretudo em torno da denuncia que a pandemia de covid-19 ainda não está controlada, apesar da tendência de queda geral no número de casos e de óbitos pela doença, ganhou destaque.
Parte das mobilizações foi centrada no começo de agosto, na esteira das comemorações do o Dia Nacional da Saúde. A data foi escolhida por ser o aniversário do sanitarista Oswaldo Cruz, responsável por diversas contribuições para a saúde pública no Brasil.
A seguir, confira os fatos que marcaram a saúde nos meses de julho e agosto de 2021.
#Julho
- O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), apresentaram a proposta do projeto de cooperação técnica para a criação da Biblioteca Digital da Informação em Saúde do Brasil com publicações técnicas e científicas, documentos e relatórios do CNS.
- A 4ª Edição do Laboratório de Inovação Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), selecionou 35 experiências para compor um acervo de inovações. O projeto busca conhecer práticas e projetos de participação social no enfrentamento da Covid-19, especialmente aquelas que têm articulação direta dos Conselhos de Saúde. Leia mais sobre o projeto aqui.
#Agosto
- O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, esteve no Congresso Nacional no dia 5 de agosto para a entrega do Manifesto em Defesa da Vida, do SUS e da Democracia.
Foto: Foto Alessandro Dantas/PT no Senado
Ascom CNS