O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou nesta terça (13/12) da entrega do Prêmio Sergio Arouca e da Medalha Careli de Direitos Humanos, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc-SN). A cerimônia foi realizada no Rio de Janeiro, na tenda em frente à Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV).
Além de Pigatto, também compuseram a mesa da cerimônia a presidente do Sindicato, Mychelle Alves; o vice, Paulo Garrido; a presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Lúcia Souto; a professora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos; o chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel.
Entre os agraciados com a premiação neste ano, estiveram a Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia. Já a Medalha Jorge Carelli foi entregue ao padre Júlio Lancelotti e à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (veja abaixo a relação completa dos premiados).
Para o presidente do CNS, a participação na cerimônia foi uma oportunidade de reafirmar o papel da entidade junto à sociedade brasileira.
“O Conselho Nacional de Saúde, mais uma vez, está presente junto à Asfoc, na Fiocruz, para reafirmar o nosso papel e o reconhecimento do controle social na defesa do SUS e da democracia e da vida”, disse Pigatto.
Asfoc integrante do CNS
A Asfoc foi eleita para gestão 2021-2024 do CNS, sendo uma das novas entidades que irão compor a estrutura do Conselho. Os novos integrantes serão empossados pelo CNS nesta quinta (16/12), durante a 73ª Reunião Extraordinária do CNS, no San Marco Hotel, em Brasília. O CNS renovou aproximadamente 30% do seu quadro de conselheiros e conselheiras, após o resultado da última eleição, realizada no dia 11 de novembro deste ano.
Veja os agraciados com as premiações da Asfoc
16ª edição do Prêmio Sergio Arouca
– Frente Pela Vida
– Rio Pela Vida
– CPI da Pandemia (o presidente Omar Aziz, o vice-presidente Randolfe Rodrigues, o relator Renan Calheiros e o senador Humberto Costa, por conta da atuação do parlamentar)
– Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro
– Sociedade Brasileira de Bioética; Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia
– Frente de Mobilização da Maré contra Covid-19; Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas
– Vítimas da Covid-19 (representantes que lutaram publicamente: Luciano Tolla e Tadeu Frederico de Andrade)
– Fórum dos Governadores (representado por Wellington Dias, do Piauí)
– Secretária Municipal de Araraquara-SP, Eliana Mori Honain (representando as enfermeiras e técnicos em enfermagem e a luta dos municípios)
– Pesquisadores da Fiocruz Júlio Croda, Margareth Dalcolmo, Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda e Adele BenzaKen (os dois últimos excluídos da indicação para receber a Ordem Nacional do Mérito Científico) e Felipe Gomes Naveca
18ª edição da Medalha Careli
– Padre Júlio Lancelotti
– Articulação dos Povos Indígenas do Brasil
– Grupo de Trabalho de Saúde Indígena da Abrasco
– Servidores da Fundação Palmares
– Coalizão Negra por Direitos
– Vereadora do PSOL Erika Hilton (representante do movimento LGBTQIA+) – Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro; e Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM).
Foto: Michelle Beff
Ascom CNS