A atividade integra o Projeto de Formação para o Controle Social no SUS – 2ª edição, realizado pelo CNS em parceria com Ceap e Opas
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) realizaram no estado do Amazonas, nesta terça-feira (29/06), o Seminário Estadual sobre Defesa do SUS. O evento foi realizado em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
O seminário reuniu conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais, populares e sindicais, e teve por objetivo mobilizar a sociedade pela defesa e valorização do SUS. A atividade integra o Projeto de Formação para o Controle Social no SUS – 2ª edição.
“É muito importante que esse seminário, que é de formação, sirva para contribuir. O SUS é um grande patrimônio do povo brasileiro. É o SUS que vem salvando vidas”, disse Bartiria Lima da Costa, educadora popular do Ceap.
O CNS foi representado pela conselheira nacional Vanja dos Santos, que também integra a mesa diretora. Logo na abertura, Vanja falou sobre o papel do Conselho Nacional de Saúde durante a pandemia da Covid-19, com a produção de normas e informativos a fim de auxiliar na redução dos danos causados pela pandemia. O material, recordou a conselheira, foi entregue aos senadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no âmbito do Senado, e tem auxiliado os parlamentares na elaboração de perguntas.
“O Conselho Nacional de Saúde vem desde o primeiro momento tentando interagir com a sociedade para que pudéssemos agir como controle social e colaborar neste momento de enfrentamento à pandemia.
O evento contou com o painel ‘A saúde no Brasil em tempos de Covid-19: desafios para a defesa do SUS’, realizado sob a coordenação do epidemiologista Heleno Rodrigues Corrêa Filho, que é doutor em Saúde Pública, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) e membro do Conselho Consultivo do Cebes.
“O papel do conselheiro de saúde é muito claro, é de dar a todos o mesmo direito de acesso”, afirmou o epidemiologista.
Como debatedores, participaram Madalena Margarida Silva, secretária de Saúde do Trabalhador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e João Otacílio Libardoni dos Santos, coordenador da comissão de educação permanente do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES).
Ascom CNS