O Conselho também manifesta indignação com a situação calamitosa em Manaus e pede providências imediatas do poder público
Nesta terça (2/02), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou uma moção de apoio à população amazonense e aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19.
O texto do documento considera os fatos cotidianos e ininterruptos do último período no estado “sobre a situação desumana pela qual a população amazonense está submetida, com as perdas evitáveis de vidas decorrentes da Covid-19, especialmente por asfixia, em virtude da ausência de acesso a oxigênio e a condições adequadas de tratamento”.
A publicação do CNS também leva em consideração a luta dos profissionais de saúde que estão na linha de frente da atenção às pessoas acometidas pela doença provocada pela Covid-19, que relatam aumento exponencial da procura por leitos, justo no momento em que hospitais e centros de atendimento estão em suas respectivas capacidades máximas.
No texto, o CNS manifesta indignação com a situação calamitosa em Manaus e pede providências imediatas do poder público nas três esferas. O objetivo da moção, além de responsabilizar e cobrar das autoridades é “manifestar todo apoio e solidariedade à população amazonense, particularmente às famílias que perderam seus entes queridos, às pessoas que convivem com as dificuldades de acesso a tratamentos dignos, e aos trabalhadores e trabalhadoras da linha de frente de enfrentamento da Covid-19”.
Leia na íntegra a Moção de Apoio
Foto: Brasil/ElPaís
Ascom CNS