O encontro virtual do CNS será transmitido ao vivo, às 17h, pelo Facebook e Youtube
Na próxima quarta-feira (30/09), a live quinzenal do Conselho Nacional de Saúde (CNS) debaterá temas ligados à segurança alimentar e nutricional e à Política Nacional de Alimentação e Nutrição no contexto da pandemia da Covid-19. O encontro virtual será transmitido ao vivo pelos canais do CNS no youtube e no facebook.
Para o debate, foram convidadas a coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília, Elisabetta Recine; e a professora titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Jaime. A mediação será da conselheira nacional de Saúde, representante da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Ruth Guilherme.
Várias situações provocadas pela pandemia do novo coronavírus podem repercutir na qualidade da alimentação, desde a maior permanência das pessoas em suas casas até mudanças no acesso aos alimentos e refeições. Além disso, a perda de renda nas famílias altera as condições de alimentação e nutrição, atingindo majoritariamente os grupos mais vulnerabilizados, trazendo de volta a perspectiva da fome.
A live também terá representações dos segmentos de gestores, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), com as participações da assessora do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Marcela Alvarenga; da representante da Pastoral da Criança, Caroline Dalabona; e da conselheira nacional de Saúde, Myrian Coelho Cunha da Cruz.
A política pública
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição tem o objetivo de melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde, em busca da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional da população brasileira. Suas diretrizes abrangem o escopo da atenção nutricional no SUS, por meio de atividades integradas às demais ações de saúde, tendo a Atenção Básica como ordenadora das ações.
Mais informações
O quê? Live do Conselho Nacional de Saúde
Quando? quarta-feira (30/09), às 17h
Onde? Canais do CNS no youtube e facebook.
Como? acessar os canais no dia e horário marcado
Foto-Istock-Getty-Images
Ascom CNS