Com o tema “Garantindo Direitos e Defendendo o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro Dia”, a Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde, junto com o Conselho Municipal de Saúde realizam 9ª Conferência Municipal de Saúde (CMS), desde a última terça-feira (25), no Praiamar Hotel Convenções. A Conferência encerra hoje.
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Natal, George Antunes, as conferências são o momento certo para o exercício da democracia e cidadania, focadas nas políticas públicas da saúde. “É um momento decisivo para o exercício da democracia participativa e da elaboração compartilhada das políticas de saúde local, que incidem diretamente na vida das comunidades e grupos sociais presentes em nosso município”, ressaltou George Antunes.
A Conferência Magna, com o tema “Garantindo Direitos e Defendendo o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro Dia” foi proferida por Francisco Batista Júnior, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde e farmacêutico do SUS. O evento contou ainda, com apresentação cultural, aprovação do regulamento da 9ª CMS e mesa redonda sobre os eixos I e III. A mesa redonda debateu os eixos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos e III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
O principal objetivo da conferência é avaliar as ações de saúde do município e propor diretrizes para formulação de políticas públicas de saúde, contando com a participação de todos os segmentos do controle social do SUS. Os delegados participantes da 9a CMS levarão propostas aprovadas para os debates das etapas estadual e nacional, onde ocorre a 17ª Conferência Nacional de Saúde, de 2 a 5 de julho de 2023.