A educação como alicerce para a construção de um sistema de saúde público e democrático, a consolidação de uma carreira e um fundo de financiamento para sustentar as ações voltadas à valorização profissional no Sistema Único de Saúde.
Ao longo de quatro dias, a etapa nacional da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde se propôs a discutir propostas e diretrizes que vieram dos 27 estados e do Distrito Federal no âmbito do trabalho e da educação na saúde.
A 4ªCNGTES recebeu 2.391 pessoas participantes, sendo 1.575 pessoas delegadas que vieram de seus territórios para defender o fortalecimento da democracia participativa e a valorização dos trabalhadores da saúde como fundamentais para consolidar o sistema como um instrumento de justiça social.
Foram aprovadas propostas, diretrizes e moções, voltadas à democracia, ao trabalho e a educação na saúde para o desenvolvimento. O alerta para a necessidade de resistir às iniciativas que ameaçam retrocessos, como o avanço de legislações que desconsideram os princípios da reforma psiquiátrica, ou a demanda por cursos na saúde totalmente à distância também foram pontos de destaque nas discussões.
O processo de conferência é contínuo, e a partir do relatório com todas essa propostas e diretrizes, o controle social do SUS oferece à sociedade caminhos para garantir a saúde que é Direito de todas, todos e todes.