Blog - Últimas notícias

Sustentabilidade será um dos temas tratados durante o 1º Seminário Nacional sobre a Práticas Integrativas no SUS

Pedro Boff falará sobre Homeopatia na Agricultura, em painel que será mediado pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto. Evento será na quinta-feira (30/09), às 19h

Nos dias dias 29 e 30 de setembro será realizada a primeira edição do Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS) . O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com transmissão no Youtube aberto a todos os interessados. No primeiro dia, a transmissão será realizada às 15h. Já no segundo dia, será às 16h.

Durante os dois dias de seminário, serão tratados temas como a Legislação Práticas Integrativas e Complementares de Saúde/Pics no SUS (Atenção Básica) e apresentação dos estados que implantaram as Pics. O objetivo do evento é sensibilizar os diversos sujeitos sociais sobre a importância das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente devido ao contexto da pandemia causada pela Covid-19. A sustentabilidade também ganha destaque no Pics.

No segundo dia de evento, o painel Pics e Sustentabilidade, que ocorre às 19h, terá como entre os convidados o Pedro Boff, que é pesquisador da (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri-Lages), Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal; Professor/orientador da Pós-graduação em Produção Vegetal da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Mestrado Interdisciplinar Ambiente e Saúde União Educacional do Planalto Central (Uniplac-Lages). Boff vai falar sobre Homeopatia na Agricultura. Ao longo de sua carreira acadêmica, Boff alega que sistemas agropecuários-agrossistemas são, por definição, modificações dos ecossistemas naturais para atenderem demandas da sociedade humana em produções de alimentos, fibras e bioenergia.

Neste sentido, o professor alega os agricultores, ao recorrem a métodos pontuais com uso de agrotóxicos, adubos minerais de alta solubilidade e drogas veterinárias, ao mesmo tempo aliviam os cultivos e criações de problemas sanitários, causam “efeitos colaterais desastrosos ao meio ambiente e à saúde humana”, como disse em artigo publicado na International Conference on Homeopathy in Agriculture.

O painel que Boff fará sua palestra terá ainda a participação de Mary Anne, Medeiros Bandeira e Isanete Bieski, que falarão sobre o tema “Farmácias vivas no SUS”,  com Josefa Frncisco G. Ataides, que falará sobre Agroecologia e o deputado federal Padre João, que irá tratar sobre Fitoperatia. A mediação do painel Pics e Sustentabilidade será feita pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto.

Pigatto fará também parte da Mesa de Abertura do evento. No primeiro dia de atividades, quatro painéis estão previstos na programação. O segundo e último dia de programação também terá a realização de quatro painéis virtuais.

Programação do Seminário 

Mais informações

  • O quê: Seminário Nacional sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS)
  • Quando: Dia 29/09, de 15 às 20h, e dia 30/09, de 16h às 20h.
  • Transmissão: 29/9 Youtube  do CNS 
    30/9 youtube do CNS

Foto: Eias Shariff Falla Mardini/Pixabay

Ascom CNS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O #susconecta surgiu justamente do desafio de dar uma resposta consistente a essas perguntas. Direcionado a gestores, profissionais, professores, estudantes, pesquisadores e usuários do SUS, o #susconecta reúne conteúdos de diversas plataformas virtuais e potencializa a integração delas por meio de um acesso único.

Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Saúde – CNS.

Site mantido pela AWEB MKT.