A última reportagem da série com os principais fatos que marcaram as ações do Conselho Nacional de Saúde (CNS) em 2021 traz, nesta quinta (31), os fatos dos meses de novembro e dezembro.
A eleição do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o Triênio 2121-2024, com a inovação de um processo eleitoral com etapas em modo remoto, desde a inscrição das entidades e movimentos sociais, marcou o mês de novembro.
O Conselho Nacional de Saúde renovou aproximadamente 30% do seu quadro de conselheiros e conselheiras nacionais de Saúde, após o resultado da última eleição, realizada no dia 11 de novembro deste ano. Os representantes das entidades e movimentos sociais eleitos no processo foram empossados no dia 16 de dezembro, em Brasília.
A seguir, confira os fatos que marcaram a saúde nos meses de novembro e dezembro de 2021.
#Novembro
- O 3º Seminário Nacional de Saúde da Mulher, realizado pelo Conselho Nacional ocorreu em novembro. Após a realização de 5 etapas regionais pelo Brasil, com 1.174 inscrições efetivadas, as participantes desenvolveram um caderno de propostas para o ano de 2022, para subsidiar a próxima conferência temática e a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em 2023.
- No dia 11 de novembro de 2021 foi realizada a Eleição do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o Triênio 2121-2024, com a inovação de um processo eleitoral com etapas em modo remoto, desde a inscrição das entidades e movimentos sociais, até a realização das plenárias eleitorais e votação virtuais. Leia mais sobre o pleito aqui.
#Dezembro
- O Conselho Nacional de Saúde (CNS) renovou aproximadamente 30% do seu quadro de conselheiros e conselheiras nacionais de Saúde, após o resultado da última eleição, realizada no dia 11 de novembro deste ano. Os representantes das entidades e movimentos sociais eleitos no processo foram empossados no dia 16 de dezembro, em Brasília.
- Durante a 73ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Saúde, os conselheiros e conselheiras que integram o CNS escolheram os novos nomes que vão compor a Mesa Diretora do controle social nacional na Saúde pelos próximos três anos. Fernando Pigatto foi reeleito presidente do órgão colegiado pelo Ministério da Saúde.
Foto: Ascom CNS
Ascom CNS