O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, participou, na terça-feira (13/6), em Florianópolis, da solenidade de abertura da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres de Santa Catarina. Com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, o evento é uma etapa preliminar da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que o CNS promoverá em agosto, em Brasília.
“O movimento das mulheres foi, ao longo da história do Brasil e do mundo, um dos principais responsáveis pelos avanços civilizatórios das últimas décadas. É muito importante estar aqui hoje com os catarinenses construindo esse desafio que o Conselho Nacional de Saúde propôs ao Brasil inteiro. Tenho a convicção da grande contribuição que Santa Catarina dará”, afirmou Ronald Santos.
Ele participou do evento ao lado da conselheira nacional de Saúde Carmen Lúcia Luiz, representante da União Brasileira de Mulheres (UBM) e do segmento dos usuários do SUS e coordenadora da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres.
Ronald falou sobre as ações do CNS em defesa do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e disse estar muito feliz por acompanhar, na sua terra natal, a materialização do processo de construção das propostas catarinenses para a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres.
O evento em Florianópolis, que termina nesta quarta-feira (14/6), acontece no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participam cerca de 1.100 delegados municipais, entre representantes dos segmentos dos usuários do SUS, dos profissionais da saúde, do governo estadual e dos prestadores de serviços.
A presidente do Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina (CES-SC), Cléia Aparecida Giosole, disse estar muito contente e ansiosa para contribuir com as propostas que vieram das conferências municipais e macrorregionais de Saúde da Mulher. Ela também falou sobre sua eleição para presidir o CES-SC. “É com muita satisfação que digo para vocês que é a primeira vez que o Conselho Estadual de Saúde elege uma presidente do segmento dos usuários, sendo mulher e negra”.
A 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres de SC tem o objetivo de discutir e propor diretrizes sobre políticas públicas relacionadas à saúde da mulher, bem como o seu papel e as condições adversas no mercado de trabalho. Além disso, temas como machismo, sexismo e misoginia estão na pauta de discussão.
A conferência tem quatro eixos temáticos: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres e Políticas públicas para as mulheres e a participação social.
Nesta quarta-feira, último dia do evento, será realizada a grande plenária e a votação das propostas enviadas pelos municípios e regiões. Também serão escolhidos os delegados de Santa Catarina que participarão da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres.
Assessoria CNS