Após 20 anos da primeira edição, Porto Alegre sediará em abril dois eventos ligados ao Fórum Social Mundial (FSM). A terceira edição do Fórum Social das Resistências (FSR), que reúne as organizações e movimentos sociais em defesa dos direitos dos povos e do planeta, e a primeira edição do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD), que reúne as entidades ligadas aos profissionais do Sistema de Justiça, em especial, juízas/es, promotoras/es, procuradoras/es, defensoras/es públicas/os e advogadas/os e movimentos sociais.
O FSMJD terá a participação de intelectuais que lutam por um sistema de justiça efetivamente democrático. A atividade, que acontecerá presencialmente, será um espaço de resistência frente aos constantes ataques ao Estado Democrático de Direito que assolam o Brasil, a América Latina, e outras partes do mundo. Essa é a principal pauta que o Justiça e Democracia abordará de 26 a 30 de abril, em Porto Alegre.
O Fórum já congrega mais de 190 entidades participantes, entre as quais estão: Transforma MP, Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABDJ), Associação de Advogadas e Advogados Públicos pela Democracia, Associação Juízes para a Democracia (AJD), Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia e Movimento Policiais Antifascismo.
Os interessados em participar do evento já podem se inscrever através do site www.fsmjd.org. As inscrições, que possuem uma taxa de 20,00, dão acesso tanto às atividades (presenciais e remotas) organizadas pela comissão do FSMJD, como nas atividades gestionadas pelos coletivos e movimentos sociais. Além disso, os inscritos também poderão participar das atividades do Fórum Mundial das Resistências, que acontece no mesmo período.
Mais informações: Luciana Borba/ FSMJD – (51) 99107.2753