A 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada nesta quinta-feira, 23, reuniu mais de 100 participantes. Com o mote ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer’, os conferencistas debateram e formularam propostas para a saúde no município. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e pela Secretaria de Saúde (SESAU), também elegeu os delegados para a etapa regional da ação.
O momento contou com a discussão de três eixos temáticos:
I – Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
II – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
III – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.
Durante a palestra magna, mediada pela Professora Maria Rosilene Cândido da Universidade Federal do Cariri, os participantes foram instigados a propor alternativas aos eixos. “No debate não podem faltar os seguintes questionamentos: Como transpor os desafios existentes nas lutas por trabalho digno no SUS? Como promover equidade em relação à participação dos trabalhadores e comunidade visando a gestão participativa no SUS? Como construir uma agenda permanente para atender às demandas dos trabalhadores da saúde? Como promover o acesso da população à saúde, mantendo consonância com a valorização dos trabalhadores da saúde?”, indagou.
Segundo Joselma Dantas, presidente do Conselho, a oportunidade simboliza um olhar mais atento aos profissionais. “É um momento importante onde unimos profissionais da saúde e membros da sociedade civil para elaborar propostas e debater as melhorias nas condições de trabalho”, afirma.
Ainda, as discussões reforçaram que o olhar atento ao profissional e a sua valorização impactam diretamente os serviços ofertados. Para Andrea Landim, titular da pasta, a realização da Conferência avançará a qualidade da saúde. “Estamos ainda numa busca constante na melhoria desse atendimento, não somente com relação à parte física dos prédios onde atuamos, mas especialmente nos programas que aplicamos para que ele esteja a contento da sociedade”, frisa.
Ao final, os conferencistas aprovaram as propostas, que também serão debatidas em esfera regional, estadual e nacional, e elegeram os representantes de Juazeiro do Norte para a Conferência Regional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.