O cearense Francisco Freitas é um sindicalista paulista, emigrante japonês que foi vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Maquinários e Informática do Japão. Em 2011, ele voltou para o Brasil após o tsunami que atingiu o país asiático.
Francisco viveu as Diretas Já! e, segundo ele, esteve ao lado de Ulysses Guimarães na batalha pela redemocratização do Brasil. Em 2019, uma foto emblemática sua foi capturada pelas câmeras da assessoria de comunicação do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Nela, no mesmo local do Ato Público em Defesa do SUS de hoje, 04 de maio de 2023, no contexto da 16ª Conferência Nacional de Saúde (2019), Francisco foi “flagrado” com um olhar atento e inebriado diante das falas provindas do carro de som. À época, o Brasil vivia um dos seus momentos mais difíceis política e economicamente.
Francisco, como era de se esperar, não desistiu. Novamente lá estava ele no Museu da República, em Brasília, quatro anos depois, debaixo de sol e tempo seco, para lutar e falar mais alto ainda pela defesa do Sistema Único de Saúde e pela preservação da democracia no Brasil.
Daniel Spirin / Rede Colaborativa de Comunicação da 17ª CNS