Vítimas da Boate Kiss recorrem ao CNS para renovar pacto de acolhimento do SUS

Representantes das vítimas do desastre da Boate Kiss participam hoje, às 14h, da 298ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília, com a presença das 48 entidades que compõem o órgão colegiado. O Grupo Gestor de Cuidados com às vítimas da Boate Kiss, de Santa Maria (RS), está recorrendo ao controle social para que recomendem que o Termo de Compromisso, firmado à época do desastre, seja renovado em 2018.

Quando a tragédia aconteceu, foram 242 vítimas fatais e 682 feridos. Porém, os danos com a inalação da fumaça entre as pessoas que vivenciaram o acidente, além do abalo psicológico entre parentes e amigos das vítimas reverberam até hoje. Na época, o Ministério da Saúde firmou um Termo de Compromisso entre união, governo estadual e municipal para acolher as vítimas por 5 anos.

Em fevereiro de 2018, o pacto irá encerrar. Porém, o grupo avalia que é necessário dar continuidade ao cuidado às vítimas devido ao número de pessoas que ainda recorrem às medicações caras e necessitam de apoio psicossocial. Estarão presentes Sérgio da Silva, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes do Acidente da Boate Kiss; Adriana de Castro Krum, representante do poder público municipal; Bernardete dos Santos Pereira, representante do poder público estadual; Soely Guerra, representante do Hospital Universitário de Santa Maria, e a conselheira do CNS, Suely Barrios, que acompanha a pauta e também faz parte do grupo de cuidado.

Veja a programação completa da 298ª reunião do CNS

Mais informações

O quê: Reunião do CNS com vítimas do desastre na Boate Kiss
Quando: dia 5 de outubro, às 14h.
Onde: Sede do Conselho Nacional de Saúde. Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” – Edifício Anexo, Ala “B” – 1º andar – Sala 103B – 70058-900 – Brasília, DF
Contato: (61) 3315-2150/3821/ 9 9671.1485
(55) 999637732 – Suely Barrios

Foto: Sul 21

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *