Seminário ‘Amazonas em Defesa do SUS’ reúne conselheiros e lideranças sociais
A atividade integra o Projeto de Formação para o Controle Social no SUS – 2ª edição, realizado pelo CNS em parceria com Ceap e Opas
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) realizaram no estado do Amazonas, nesta terça-feira (29/06), o Seminário Estadual sobre Defesa do SUS. O evento foi realizado em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
O seminário reuniu conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais, populares e sindicais, e teve por objetivo mobilizar a sociedade pela defesa e valorização do SUS. A atividade integra o Projeto de Formação para o Controle Social no SUS – 2ª edição.
“É muito importante que esse seminário, que é de formação, sirva para contribuir. O SUS é um grande patrimônio do povo brasileiro. É o SUS que vem salvando vidas”, disse Bartiria Lima da Costa, educadora popular do Ceap.
O CNS foi representado pela conselheira nacional Vanja dos Santos, que também integra a mesa diretora. Logo na abertura, Vanja falou sobre o papel do Conselho Nacional de Saúde durante a pandemia da Covid-19, com a produção de normas e informativos a fim de auxiliar na redução dos danos causados pela pandemia. O material, recordou a conselheira, foi entregue aos senadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no âmbito do Senado, e tem auxiliado os parlamentares na elaboração de perguntas.
“O Conselho Nacional de Saúde vem desde o primeiro momento tentando interagir com a sociedade para que pudéssemos agir como controle social e colaborar neste momento de enfrentamento à pandemia.
O evento contou com o painel ‘A saúde no Brasil em tempos de Covid-19: desafios para a defesa do SUS’, realizado sob a coordenação do epidemiologista Heleno Rodrigues Corrêa Filho, que é doutor em Saúde Pública, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) e membro do Conselho Consultivo do Cebes.
“O papel do conselheiro de saúde é muito claro, é de dar a todos o mesmo direito de acesso”, afirmou o epidemiologista.
Como debatedores, participaram Madalena Margarida Silva, secretária de Saúde do Trabalhador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e João Otacílio Libardoni dos Santos, coordenador da comissão de educação permanente do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES).
Ascom CNS
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!