Inscrições para Eleições do CNS seguem até dia 11 de outubro

As inscrições para o Processo Eleitoral do Conselho Nacional de Saúde (CNS), para o triênio 2018-2021, seguem até o dia 11 de outubro. As vagas são destinadas a entidades e movimentos sociais nacionais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades nacionais de profissionais de saúde (incluída a comunidade científica da área de saúde), entidades nacionais de prestadores de serviços de saúde e entidades empresariais nacionais com atividades na área de saúde.

Eleitores e candidatos, interessados em participar do Processo Eleitoral, devem fazer as inscrições pessoalmente na secretaria-executiva do CNS, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. Também serão aceitas inscrições via correio, mediante aviso de recebimento. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail eleicaocns@saude.gov.br.

Para se inscrever é necessário preencher requerimento e ficha de inscrição. No requerimento, o interessado deve expressar a vontade de participar da eleição e informar se é candidato ou apenas eleitor. Também é necessário especificar o segmento a que pertence, a entidade ou o movimento e a vaga para a qual está se candidatando, conforme sua especificidade.

Além do requerimento, os candidato e/ou eleitor também deverá preencher a ficha de inscrição, que deve ser enviada para a Comissão Eleitoral, junto com os demais documentos.

Para a conselheira nacional de saúde, Francisca Valda, que representa os profissionais de saúde no CNS, pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), o processo eleitoral é fundamental para ampliar a representatividade, fortalecer o protagonismo do Controle Social no SUS. “Por isso, é importante que os trabalhadores participem deste processo, nessa conjuntura difícil de enfrentamento e de retirada de direitos. O CNS é um espaço de lutas e uma trincheira em defesa do direito à saúde no Brasil”, afirma.

O conselheiro nacional de saúde, Moysés Toniolo, que representa o segmento de usuários do SUS no CNS, pela Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (Anaids), convoca entidades e movimentos sociais para participarem das eleições. “Ampliar a participação cidadã do segmento de usuários é fundamental para o Controle Social e a defesa do SUS”, avalia.

“A participação no CNS é extremamente importante para colocarmos os nossos pontos de vista e, inclusive, aprendermos sobre tudo o que se passa no âmbito da saúde dos brasileiros”, afirma o conselheiro nacional de saúde, Nelson Mussolini, que representa as entidades empresariais nacionais com atividades na área de saúde no CNS, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A eleição será no dia 13 de novembro e a posse dos novos conselheiros nacionais de saúde será no dia 13 de dezembro. O edital de convocação para as eleições foi aprovado na 308ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada na última quarta-feira (08/08).

Foto: #PraCegoVer – Imagem com a logomarca do CNS

Fonte: Conselho Nacional de Saúde

2 respostas
  1. Regiane Cristina Rocha
    Regiane Cristina Rocha says:

    Muito importante como profissional de Saúde que sou,estar interagindo,abrendendo e participando !!!

  2. Marcela Torres
    Marcela Torres says:

    Sensacional sua matéria viu. AS informações me passaram confiança e fiquei com vaontade de saber muito mias. Belo Trabalho de vocês. Vou ficar ligada nas proximas com certeza!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *