“O SUS é o sistema mais revolucionário que eu conheço”, diz estudante durante Bienal da UNE
Rodas de conversa, debates, oficinas, orientações e panfletagens atraíram a atenção e a participação de diversos jovens brasileiros nas discussões em defesa do SUS, durante a 11ª Bienal da UNE. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) esteve presente no evento fortalecendo a mobilização para a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8) e ampliando o debate pela construção de políticas públicas de saúde com a participação popular.
O festival da juventude foi realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador (BA), de 6 a 10 de fevereiro, com a participação de, aproximadamente, oito mil estudantes secundaristas, universitários, pós-graduandos e acadêmicos de todas as regiões brasileiras.
Djerlly M. Araújo, conselheira nacional de saúde e representante da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem)
“Levamos o debate do SUS para a 11ª Bienal da UNE porque a juventude sempre esteve na vanguarda dessa luta”.
Douglas Willian Dias, representante do Fórum Nacional de Residentes em Saúde
“Participar da 11ª Bienal da UNE foi um marco importante porque reunimos estudantes de diversos cursos para discutir a importância do controle social. Também abordamos o papel da juventude no CNS, nas articulações das políticas públicas de saúde e a importância da participação popular nestes espaços”.
Mariana Martins Siqueira, estudante de Enfermagem na Universidade Federal de Campinas (Unicamp)
“O SUS é o sistema mais revolucionário que eu conheço. Para mim, lutar em defesa do SUS significa lutar por uma boa qualidade de vida, em diversos aspectos, para todos nós. É o único sistema que garante direitos individuais e coletivos”.
Hyago Araújo Connor Braz, estudante de Enfermagem na Universidade Federal de Tocantins
“É muito importante estar aqui na bienal para defender o SUS, principalmente nessa atual conjuntura. Estender esse debate para todos os espaços, não só para cursos de saúde mas também para profissionais de outras áreas, é fundamental para a garantia de direitos de toda a população”.
Lívia de Araújo Motta, estudante de Fisioterapia na Universidade Federal do Ceará
“São 30 anos de SUS. 30 anos de resistência, de construções e desconstruções. Estamos aqui para valorizar o SUS, que é nosso, é direito garantido. Isso é dever de todos”.
Kely Amanda Limeira, estudante da Universidade Federal do Mato Grosso
“Nós, do Instituto de Saúde Coletiva, estamos organizando a conferência universitária como etapa preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde. Queremos aproximar os estudantes da área da saúde das discussões pelo fortalecimento do SUS”.
Amanda Santos, estudante de Medicina na Unirio
“O que eu conhecia do SUS era o que a mídia me passava: um sistema precário e falho. Através da faculdade de medicina eu vi que o sistema é muito mais complexo e universal. Entendo hoje que a luta por esse movimento em defesa do SUS deve ser de todos nós”.
Fonte: Conselho Nacional de Saúde
Vamos defender este patrimônio que é de todos!