NOTA DE PESAR: CNS lamenta morte da educadora Therezinha Carvalhaes Cury
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lamenta profundamente a morte, nesta terça (21/09) da educadora Therezinha Carvalhaes Cury, aos 91, em Campinas (SP). Mãe de Maria Eugênia Cury, assessora técnica do CNS, Therezinha dedicou sua vida à Educação no estado de São Paulo, além de ser defensora dos Direitos Humanos e da Democracia.
A professora de Química atuou principalmente na cidade de Araraquara (SP), tendo como companheiro de toda a vida, o professor Jorge Cury, que lecionava na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), falecido em 2019. Ambos atuavam muito próximos da igreja católica, exercendo militância social e religiosa, junto às ações da igreja.
Therezinha deixa três filhos: Paulo, Silvana e Maria Eugênia, além de seis netos. Os últimos momentos de sua vida, passou em Santos (SP). Era reconhecida na cidade de Araraquara e entre amigos e familiares como uma “mulher à frente de seu tempo”, pois dedicou-se aos estudos e ao trabalho, além de todo o cuidado com a família, destacando-se em relação às mulheres de sua geração.
A contribuição de Therezinha é um grande legado em defesa dos direitos população e da tranformação social por meio da Educação. Sua trajetória e ensinamentos permanecerão vivos em todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com este exemplo de entrega ao ofício de lecionar e compartilhar seus saberes.
Conselho Nacional de Saúde
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!