NOTA DE FALECIMENTO: CNS lamenta morte de conselheiro nacional Gileno José dos Santos
É com profundo pesar que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) comunica o falecimento do conselheiro nacional Gileno José dos Santos, representante do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapi/CUT). Gileno faleceu neste domingo (20/09), em Praia Grande (SP), após complicações devido a um edema na região do pescoço. Nossa solidariedade aos amigos, familiares, colaboradores, ativistas do controle social na saúde e companheiros de luta, que tiveram a honra de conviver ao lado de um exemplo de compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS). Gileno tinha 65 anos, deixa a esposa Dinah Camargo, quatro filhos e seis netos.
O conselheiro atuou em lutas históricas, contribuindo para a conquista de direitos para a população de aposentados, pensionistas e idosos. Participou de muitas reuniões em Brasília, não lhe faltando disposição para manifestações, conferências, reuniões e debates junto às Centrais Sindicais. No Sintapi, era secretário de Saúde & Meio Ambiente, onde atuou pelo fortalecimento da política pública de Seguridade Social, em defesa da Previdência Social pública, universal e de qualidade, contra as privatizações sempre junto à classe trabalhadora.
Nesse processo, sua contribuição para a efetivação dos diretos humanos a todos os brasileiros e brasileiras, atuando como conselheiro nacional de saúde, foi fundamental e continuará reverberando em nossas práticas e desafios em defesa dos direitos da população trabalhadora e do SUS. O velório será nesta segunda (21/09), entre 13h e 15h, na Osan Funerária (Rua Maria do Carmo Ferro Gomes Ornelas, 82. Vila Antartica), em Praia Grande (SP).
Conselho Nacional de Saúde
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!