INSCRIÇÕES ENCERRADAS: Curso de Formação para Conselheiros de Saúde em Inovação e Acesso a Medicamentos
Devido a grande procura, as inscrições para o curso, que tem apoio do Conselho Nacional de Saúde (CNS), estão encerradas
O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) antecipou o encerramento das inscrições para o curso de Formação para Conselheiros de Saúde em Inovação e Acesso a Medicamentos, devido a grande procura. As atividades da formação, que têm apoio do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), ocorrerão virtualmente e começam dia 9 de dezembro.
O curso tem como objetivo geral sensibilizar conselheiros e conselheiras de saúde sobre a importância do tema Inovação e acesso a medicamentos, a partir do contexto da covid19, nos espaços institucionais do controle social, nos 26 estados e no Distrito Federal.
Os critérios para composição da turma, para além da ordem de inscrição, são: de três a cinco representantes por estado; 50% representantes de usuários, 25% de trabalhadores e 25% gestores e prestadores de serviço; 50% dos participantes devem ser mulheres; e 50% dos participantes devem ser negros (pretos e pardos).
Após esse período de inscrição, será confirmada a participação do inscrito ou inscrita e será selecionada uma lista de espera com mais cinco nomes. Caso haja desistência, escolhe-se alguém da lista, também levando em conta os critérios de paridade.
Curso e certificação
O curso é formado por três eixos temáticos cumulativos, cada um desenvolvido em um mês diferente. As atividades começam no dia 9 de dezembro e vão até o dia 24 de fevereiro de 2021. O Eixo I chama-se “O acesso a medicamentos como parte fundamental de garantia do direito à saúde e as atividades de desenvolvimento científico, tecnológico e produção de medicamentos no SUS” e é seguido pelo Eixo II, intitulado “Processo de inovação tecnológica e produção de medicamentos e seus impactos no acesso”.
O Eixo III, “O papel do controle social na inovação e acesso a medicamentos antes, durante e depois da pandemia”, encerra a programação. A Formação para Conselheiros de Saúde é composta por três seminários, quatro oficinas e dois períodos de atividades remotas, momento em que os (as) cursistas podem fazer leituras e acessar materiais que permitam a continuação autônoma do que foi debatido anteriormente nos encontros, além de interagir com os colegas e trocar experiências.
A certificação do curso é feita por meio de lista de presença gerada automaticamente pela plataforma Zoom. Por isso, é de extrema importância que cada um e cada uma informe o nome completo e o estado que representa. A partir desse relatório, todos e todas que obtiverem 75% de participação em todo o curso vão receber um certificado digital, em formato PDF. Em caso de dúvidas ou para outras informações sobre a Formação para Conselheiros de Saúde, envie um e-mail para: formacao@inesc.org.br.
Sobre o Inesc
Organização não governamental, sem fins lucrativos, não partidária e com sede em Brasília. Há 41 anos, o Instituto de Estudos Socioeconômicos atua politicamente junto a organizações parceiras da sociedade civil e movimentos sociais para ter voz nos espaços nacionais e internacionais de discussão de políticas públicas e direitos humanos, sempre de olho no orçamento público.
Foto: Curso de Formação para Controle Social no SUS, em Santa Maria (RS), em março de 2020.
Ascom CNS com informações de Inesc
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!