Especialistas pedem políticas públicas para tratamento da endometriose
A endometriose, uma doença em que a mucosa que reveste o útero (ou endométrio) cresce em outras partes do corpo, foi debatida em audiência pública promovida pela Procuradoria da Mulher do Senado. A doença afeta cerca de 10 milhões de mulheres no mundo e causa muita dor, além de discriminação e depressão. Os especialistas defenderam políticas públicas para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Uma sugestão de iniciativa popular em tramitação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) quer tornar a endometriose uma doença incapacitante.
Ouça a reportagem de Iara Farias Borges, da Rádio Senado
A conselheira nacional de saúde, Francisca Valda da Silva, representante da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (Conep/CNS), participou da audiência no Senado, trazendo contribuições para o debate em torno do diagnóstico, tratamento e intervenções que impactam a vida das portadoras da doença.

#PraCegoVer: Na imagem, todos os participantes da audiência aparecem posicionados atrás da mesa principal do plenário no Senado. Ao todo, 30 pessoas compõem a imagem.
Com informações de: Senado
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!