Conselho passa a integrar Governança do SUSConecta

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participará da Governança do SUSConecta – plataforma virtual que integra funções de comunicação social, rede colaborativa e portal de integração da saúde. A resolução que decidiu a entrada do Conselho no projeto foi aprovada por unanimidade, nesta quinta-feira (05), pelos conselheiros.

O ingresso na Governança do SUSConecta é uma reposta às deliberações da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em dezembro de 2015. De acordo com a proposta para a comunicação, o CNS tem de “promover e efetivar políticas de comunicação, com auxílio das universidades, em todas as esferas do governo, utilizando os meios de comunicação de massa (TV, rádio), redes sociais, escolas, ONGs, etc.”.

>> Acesse o site do CNS.

Nesta direção, vale ressaltar que o SUSConecta é uma parceria entre o CNS, as Universidades Federais do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul, da Rede Unida e da Fundação Oswaldo Cruz, com o apoio financeiro do Ministério da Saúde. O objetivo maior é socializar o conhecimento sobre o funcionamento e organização dos espaços de participação popular, conscientizando os trabalhadores e usuários para a importância da participação popular.

O presidente do CNS, Ronald Santos, mostrou-se entusiasmado com a aprovação da medida. Segundo ele, as diretrizes da 15ª Conferência estão sendo levadas à risca e a parceria mostra que o trabalho desenvolvido indicou o caminho a ser seguido. “Temos de nos comunicar de maneira objetiva com a população. Só assim o SUS vai conseguir sobreviver aos ataques que vem sofrendo. O SUSConecta é uma ferramenta importantíssima nesse processo”, afirma.

Já o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, explica as funcionalidades do SUSConecta. Além de servir como plataforma de divulgação de notícias, de acordo com ele, a novidade também oferecerá cursos de formação e interação entre as redes sociais já existentes. “Não adianta querer concorrer com o que já existe e funciona. Por isso, o SUSConecta interage de forma didática com Facebook, Twitter, Instagram e outras redes já existentes no SUS”, conta.

Ederson Marques
Assessoria do CNS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *