CNS e Fiocruz somam forças para o desenvolvimento da saúde pública

Reunidos a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocuz), no Rio de Janeiro, em sua 296º Reunião Ordinária, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), debateu na manhã desta sexta-feira (11/08), a participação social como fator determinante para o desenvolvimento da saúde pública. A mesa contou com a participação de Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz e Ronald Ferreira dos Santos, presidente do CNS.

Para Ronald, o fato de a reunião do colegiado acontecer na Fiocruz, referência para o desenvolvimento da saúde no Brasil, é a sinalização da integralidade em um momento histórico de grandes contradições na sociedade. “A Fiocruz tem um papel primordial para a saúde pública brasileira, tenho certeza que sairemos desse espaço com mais condições de enfrentar os desafios do SUS, em um momento em que o estado brasileiro está sofrendo um grande esvaziamento, temos a missão de colocar luz para produzir mais saúde e bem estar”, disse.

De acordo com Nísia Trindade, a reunião do CNS realizada na Fiocruz, ocorre é também para contribuir com o desenvolvimento do colegiado. “Um conjunto de fatos evidenciam que não se trata de um evento isolado e sim da manifestação da democracia. O fortalecimento da Fiocruz como instituição é estratégica para o estado e para a saúde. A Reunião Ordinária do CNS é uma agenda permanente em defesa do SUS, da vida, da ciência e tecnologia e na evolução de todo o povo brasileiro” afirma.

Para a representante dos estudantes da Fiocruz, Rebeca Santos, é preciso unir esforços para uma defesa contínua contra o desmonte do SUS. “Sou do interior da Bahia e vim para o Rio de Janeiro para estudar saúde da família aqui na Fiocruz. Pude ver de perto pessoas passando fome, com doenças contagiosas sem tratamento, por falta de medicamentos, não podemos deixar que isso aconteça”, relata.

Acom CNS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *