Chamada Pública: Inscrições para Câmara Técnica que analisará CEREST vão até 10/11

As instituições que quiserem indicar representantes para a composição da Câmara Técnica (CT) vinculada à Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora Nacional (CISTT), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), devem encaminhar as informações solicitadas até o dia 10 de novembro de 2017.

A Câmara terá como objetivo analisar os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de todo o país e discutir um novo modelo de organização dos Centros, com vistas à correção das assimetrias existentes entre as diversas regiões e em atendimento às realidades locais.

Ela deverá ser composta por 5 (cinco) representantes de Cerests estaduais, sendo 1 (um) por região; 3 (três) representantes das CISTTs estaduais; 3 (três) representantes das CISTTs municipais; representação da CISTT nacional; da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e da comunidade acadêmica, podendo chegar até 20 integrantes.

Para compor a CT, o CNS deve selecionar perfis com competências coerentes com as atividades desenvolvidas no âmbito da referida Comissão. Neste sentido, conforme anexo, solicita-se experiências prévias e com trajetórias profissionais para cada tipo de candidatura, que tem seus critérios definidos  no Edital.

A ideia da CT é discutir e analisar a coordenação, gestão, equipe mínima, função objetiva e financiamento dos Cerests. “É preciso um mecanismo que repense tudo isso. Temos Cerests que cuidam de 110 cidades e temos os que cuidam de apenas 4 e ambos recebem o mesmo valor. Da forma que está é difícil de conduzir, não conseguimos avançar mais”, avalia o coordenador geral da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do CNS, Geordeci de Souza.

As indicações devem ser enviadas, via ofício, para o e-mail cisttcns@saude.gov.br, inserindo no assunto da mensagem “Indicação para CT/CISTT/CNS” com os seguintes dados necessários:

  • Nome completo do/a participante indicado/a;
  • E-mail e telefone para contato;
  • Currículo resumido (destacando formação e experiências relevantes dos últimos cinco anos relacionadas à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora);
  • Documentos comprobatórios do pleno funcionamento das CISTTs e CERESTs (Tabela de composição atualizada, com listas de presença, atas das reuniões e plano de trabalho).

>> Confira o edital de chamamento para a composição da Câmara Técnica

Atualmente, existem 210 Cerests no Brasil e 437 regiões de saúde no país. A proposta também é ampliar o número de centros de referência, implantando um centro para cada região. “Conseguimos incluir no Plano Plurianual a realização de um Cerest por região de saúde, atendendo as resoluções da 4ª Conferência de Saúde do Trabalhador. No planejamento do CNS, mais uma vez, referendamos a necessidade de criação de um centro para cada região”, conclui Souza.

Ascom CNS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *